terça-feira, 5 de outubro de 2021

Como Fazer Filamento Caseiro Com GARRAFA PET !




No tutorial de hoje eu vou mostrar o passo a passo no processo de fazer filamento a partir de Garrafas PET !!

O processo de fazer filamento de garrafa pet tem suas vantagens e desvantagens tbm , a vantagem que é FREE e vc pode fazer tudo o que imaginar usando a impressora 3D com uma fonte ilimitada de filamento da pra fazer até um carro kkkk e não é exagero , mas vai se sua Criatividade !!
Desvantagem é que é um pouco trabalhoso além de ALERTAR que PET contem SUBSTANCIAS TÔXICAS , por isso recomendo sempre fazer em lugar bem Arejado !!

Parte 1 - Como Fazer Filetador 
Primeiro nos vamos montar uma ''maquina'' que vai fazer os filetes de garrafa para extrusão , caso queira fazer download dos arquivos para fazer da maneira que eu fiz. 

Baixe pelo Mega
Tamanho do Arquivo 50kb
Senha para descompactar: filete

acredito ser a parte mais importante do tutorial pois é a partir do filete que vamos obter o tamanho correto para extrusar as garrafas PET, por exemplo no arquivo contem peças de 5mm até 10mm se queremos uma ''tira'' de 8mm basta imprimir o arquivo correspondente ao arquivo correto e tal ...
Lembrando! é importante que a tira tenha a largura correta para não problemas na hora de extrusar

Então nos vamos ter algo mais ou menos assim quando for montar, como sou canhoto esta dessa maneira mas use a criatividade para montar de um jeito que seja pratico pra vc e que consiga fazer de modo continuo sem que as ''tiras'' (filete da garrafa) se arrebentem !
Não esqueçam do Estilete .. precisa estar novo para ter melhor resultado 










Detalhes importantes antes de fazer as peças , cada garrafa tem sua estrutura e como ela foi feita, Por exemplo garrafas de 2L da Coca Cola por exemplo tem uma espessura de 0,20mm já garrafa do Guaraná antartica de 3L tem 0,25mm até 0,30mm de espessura como mostrado tbm na imagem abaixo



Deixo uma tabela abaixo de como pode ser calculado dependendo das garrafas que tiverem disponíveis
 
Parte 2 - Bloco Aquecedor + Extrusão 
Vou mostrar como preparar o Bloco de alumino e o cartucho aquecedor , embora eu use minha própria impressora 3D para aquecer o conjunto , isso vai depender do projeto de vocês , eu uso um Hotend que comprei pra uma segunda impressora 3D , mas veio a calhar nesse projeto .. 
Primeiro vamos preparar o bloco de alumino para ter exatamente o que vou mostrar na foto abaixo , pois é basicamente o que acontece no processo de extrusão do PET

Certo , vou explicar como fiz , com a broca 8mm eu fiz um rebaixo afunilando o bloco de alumínio isso vai ajudar a moldar o filamento , pois ele vai ser induzido para o bico facilmente, já o furo do Bico , precisa de ser 1.7mm pra que tenhamos o diâmetro mais aproximado do filamento comercializado no mercado  , e é o que praticamente 80% do pessoal que tem uma impressora 3D usa (Filamentos de 1.75mm)

Com 1 Garrafa é possível extrusar mais ou menos 8 a 10 metros de Filamento , quanto mais uniforme for o filete e não romper , melhor será o resultado final do Filamento

Parte 3 - Sistema Para Puxar o Filamento!
Nessa parte vamos fazer o Sistema que puxa o nosso filamento , eu particularmente não tive como criar o meu ainda, pois estou fazendo trabalho manual , ou seja estou puxando o filamento na mão, claro que fiz um Macete pra facilitar , mas isso é ruim pois não temos um filamento uniforme, e pode causar vários problemas na construção do filamento .. 
Arquivos Para Download do Modelo Abaixo !
Mega - Tamanho: 1.6mb
Senha para descompactar - tracion

Mas segui um vídeo do canal mr3D Print aonde ele fez um funcional usando o Nema 17
eu ainda não fiz por que uso um motor de vidro elétrico e preciso aprimorar o meu projeto , mas deixo aqui na descrição o link caso queiram baixar e imprimir para montagem ... vídeo do Mr3D Print clicando Aqui !


Mesmo puxando na mão consegui obter um bom resultado , um filamento que deu pra fazer muitas peças segui um video da minha ultima peça onde obtive o melhor resultado com Garrafa PET

Caso apontem o que precisa ser melhorado ou até mesmo algo que eu tenha esquecido por favor colocar nos comentários abaixo ,isso vai me ajudar a melhorar a postagem e trazer sempre o melhor conteúdo para o blogger , deixo tbm um video do canal explicando coisas que podem agregar o que eu já coloquei aqui no Blogger

Deu um baita trabalho mas eu espero que as informações possam ser uteis para quem pretende fazer do mundo um lugar melhor, conto também com a ajuda de vocês se inscrevendo no meu canal e me ajudando cada vez mais postar artigos que pode ajudar a todos !

vlw e Fui ! até o próximo tutorial !

0 comments:

Postar um comentário