sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Gamecube Region Mod (Região Livre)




Isso Mesmo , Agora Com esse Tutorial você Podera Rodar Jogos Americano no Gamecube Japonês Graças ao mod REGION FREE !!!


Bom Primeiramente vamos entender o que esta acontecendo e o que é o ''Desbloqueio de Região'' ou Conhecido como ''Region Free'' , é um Mod que Faz com que o console Mude o BIOS Através de um Switch ON/OFF  ou Push Button , Para Regiões Diferentes , como por exemplo , você tem um console JPN como o Laranja por exemplo .. Sabemos que ele Tem um Sistema Japonês e com isso só pode ser Executado jogo Japonês , Mas com o desbloqueio de região , podemos rodar não só apenas jogos JPN como Jogos USA também (Padrão Americano) ...

Obs, Eu não sei como o Mod se Comporta em Consoles Europeu , Aqueles Perolas etc ..
Até por que eu não Possuo nenhum desse modelo .. quem sabe Futuramente e ...não pera

Bem , vamos deixar a conversa de Lado e Agir !!!
Agora que sabemos como é o ''Region Mod'' vamos fazer isso Funcionar , pra isso é necessário uma experiencia com solda , Já que o Ponto que vamos soldar é muito Pequeno , e as chances de dar errado só depende de você , por isso tenha Paciência e faça tudo com calma que tudo vai dar certo ..

Aqui vai Uma Listinha rapida de coisas para se usar , Claro que Opcional , a Maneira que você faz a Soldagem é unica , mas vale lembrar que esses itens pode Auxiliar para um trabalho Limpo e Rapido !

  • Primeiro o Ferro de Solda , No meu caso é um Ignorante de 60W .. (recomendo um de 30W)
  • Uma Solda de qualidade , recomendo o Cobix , é Barato e Muito Bom .. 
  • Uma coisa opcional mas que Ajuda é Pasta para soldar .. 
  • o Fio é Muito Importante , eu uso aqueles de Desbloqueio , esse mesmo da Foto ao Lado , No entanto pode ser Usado fio de IDE , de controle de PS1 , Snes , Mega ... Até mesmo Aqueles fios de Impressora (db25) .. Fios de Cabo Serial etc.. 

Agora que já temos ali o Material Básico para o trabalho , só falta mesmo escolher um Switch ON/OFF ou Push Button, Ai é o que estiver disponivel ou de Agrado pessoal, um exemplo Como esse da foto ao Lado , que no meu caso foi usado o da Direita em Ambos os Sistemas .. 




Perfeito , com tudo em Mãos vamos para a Parte mais Importante do Mod que é a solda e também como devemos fazer para cada sistema , no caso desse tutorial eu tenho uma Placa Japonesa e Uma Americana , e o sistema é diferente para cada um Modelo ... primeiro devemos ver se há um Jumper Conectando o R6 ao R5 , como mostra na Foto Abaixo .. 
Percebe que tem um Jumper de Ligação entre o R6 e o R5 , Representado pela cor verde , Se o Seu Sistema não tiver esse Jumper , você precisara fazer-lo .. mas a Maioria dos sistemas já tem essa Ligação , Só não sei se o Gamecube da Playtronic segue o mesmo sistema , pelo que vi nas pesquisas a Placa é totalmente diferente dessa .. 


Como Mencionei Acima , o verde que representa um Jumper na Placa entre o R6 e R5 , é Nele que vamos soldar um Fio de mais ou menos 20cm , Ou menor caso você queira passar ele pra baixo do Console ou na Parte Traseira do Aparelho , ai é a critério de vocês

Essa Imagem representa a Ligação em uma Placa com sistema Japonês , Aonde  o Azul  representa o Negativo da placa , mas vc pode soldar em um capacitor Proximo , e foi o que eu Fiz , confesso que ficou bem melhor que Soldando Direto na marcação ..
Aqui temos a Placa com Sistema Americano , Aonde vamos fazer a solda diferente dessa vez , vai ser Soldado no mesmo Jumper entre o R6 e R5 , mas dessa vez vamos ligar  o  outro Fio do Switch no VCC da Placa , Aonde é representado na cor Vermelha 

Feito isso vc Soldou os fios Ali esta praticamente pronto o Mod de Região .. tudo que vai precisar fazer é Ligar na Chave on/off no caso o Nosso Switch .. 

Deve se Atentar a qual Lado da chave Liga e o lado que Desliga .. 




Agora segue Algumas Imagens de como eu Fiz o Sistema , vale lembra que o você precisa mudar a Região do console com o Aparelho desligado , caso contrario pode corromper o Bios do Sistema e já era a Placa .. 
 Estanhei Apenas a pontinha do Fio , Isso evita Curto na Placa , caso o Pedaço que foi descascado seja Muito Longo .. pode ser usado um Espaguete termo retratil , mas se fizer a solda só na Pontinha não há nem necessidade de uma coisa que só tende a complicar ..
 Como eu Disse , Fiz o Procedimento na Placa JPN e pode ser Soldado uma Ponta do Switch no GND do capacitor da imagem acima ..
Conclusão já com a Chave Soldada e Pronta para ser Fixada em Qualquer Lugar .. Use a criatividade para colocar ela em um Lugar aonde você possa Mudar de região quando quiser .. 
No meu caso eu Ainda não defini Aonde colocar, Mas certamente fixarei ela em Baixo do console Aonde Fique bem visível o Mod de Região 








Para Mais Detalhes e ver o Funcionamento do Sistema , Basta ver o video Abaixo do Passo a Passo que esta disponivel no canal ..

3 comentários:

  1. Belo tutorial. Tenho um Cubo Japonês. Mas diga-me vi que dá até pra trocar o led por um de 2 cores, onde cada cor representaria uma região do console. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é possivel , Chama se Led RGB , eu até tenho um posso ver como fazer a ligação dele , não é Simples , mas tbm não é tão complicado assim rs ..

      Excluir
  2. Olá. Primeiramente muito obrigado pelo tutorial.
    Estou com problemas para fazer o mod region no meu cube.
    Minha placa é diferente. é um americano e quero rodar zelda wind waker jp.
    meu e mail é
    andferreira@outlook.com
    posso mandar as fotos da placa pra vc ver se descobre onde faço as soldas?

    ResponderExcluir